O ano de 2023 já passou da sua metade, porém sempre existem muitas dúvidas que permeiam os profissionais de marketing, no momento de definir as suas estratégias de negócios para o fim do ano.
Fato é que o marketing digital tem um alto dinamismo e novas tendências e atualizações aparecem a todo momento, diante dos nossos olhos e telas. Possivelmente você já viu alguma novidade hoje mesmo, estou certo?
Mas, como bons profissionais do ramo, vamos te ajudar mostrando as tendências que estão muito em alta, no campo digital e do marketing, ainda em 2023.
1. Aumento no uso dos Smartphones
Pode parecer um assunto batido e até mesmo repetitivo, mas o brasileiro adora um aparelho celular. Segundo pesquisa realizada pela FGV, hoje, temos em circulação cerca de 464 milhões de aparelhos celulares. 😲
É isso mesmo, temos mais aparelhos celulares que pessoas no Brasil. Incrível, né?
Além disso, somos o 2º país que mais gasta tempo conectados em aparelhos eletrônicos, seja celular, Tablet ou Notebooks.
Em média, gastamos cerca de 56% do nosso dia a frente de uma tela, aponta o relatório Digital 2023: Global Overview Report, da DataReportal.
Esses dados, por si só, já mostram a importância de estratégias de negócios otimizadas para o campo digital.
2. Assistentes e pesquisas por voz
“Alexa, abrir Spotify”
“Ok Google, faça uma pesquisa”
Sim, essas ações estão mais comuns no dia a dia e aposto que você faz parte dessa estatística. Estou certo? 😄
Os brasileiros estão cada vez mais adeptos ao uso de ferramentas de voz como Siri, Google Assistant e Alexa. Consequentemente o uso dessas ferramentas em pesquisa também vem crescendo.
Segundo pesquisa realizada pela ILUMEO, apenas 9% dos brasileiros nunca usaram assistentes de voz.
As estratégias de SEO para pesquisa de voz precisam estar em dia, ou não?
3. Conteúdos em vídeo
O consumo de conteúdos nas redes sociais segue em forte alta, principalmente no formato vídeo. Para se ter uma ideia do consumo desse formato, só em 2021, foram mais de 740 milhões de horas com esse tipo de conteúdo.
Esse é o dado apresentado pela pesquisa The Evolution of Social Media Report, que apontou ainda plataformas como Instagram, Tik Tok e Twitch como líderes nesse segmento.
E essa percepção já ficou claro para os criadores de conteúdos, pois é possível perceber uma migração do formato Texto para o Vídeo, justamente entendendo esse novo momento do consumo. 📹
4. Marketing de Influência
Quem nunca foi impactado com conteúdos promovidos por influenciadores ou pessoas representando marcas e produtos?
Pois é, isso continua muito forte em 2023.
Dar uma cara para campanhas de forma genuína, autêntica e alinhada com os valores e propósitos da empresa é algo pedido pelos usuários de redes sociais.
Entretanto, é importante estudar quem será a pessoa responsável pela cara da sua empresa, observando fatores que não vão de encontro com a cultura e crença da empresa. 😉
5. Realidade aumentada
Os consumidores estão cada vez mais adeptos a uma experiência mais imersiva com as marcas e produtos. E aí que entram a Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR).
Essas tecnologias vieram pra ficar e com elas novas possibilidades de experiências interativas e que envolvem os clientes.
Exemplo disso são os provadores virtuais, tours de produtos e experiência de compras e restaurantes, inclusive temos como cliente a AR FOODS, que trabalha nesse segmento nos Estados Unidos. 🍝
Essas são algumas das principais tendências para o marketing digital, ainda em 2023, porém como tudo é muito dinâmico, podem surgir novas possibilidade a qualquer momento.
Importante ficar atento a todos os movimentos do setor e se manter sempre atualizado.
Mas, se quer contar com um parceiro para melhorar os seus resultados, conte com a Starmkt sempre! Quer saber mais e conhecer sobre a nossa expertise?
Entre em contato e agende um café, será um prazer lhe receber. ☕